Tempo de leitura: menos de 1 minuto
Em uma sociedade letrada as crianças se relacionam com a linguagem escrita, percebendo sua utilização, características e modalidades, muito antes de seu ingresso na escola. Aprender a ler significa aprender a ler o mundo, dar significado a ele e ressignificá-lo, porém para de fato ocorrer uma aprendizagem ativa é necessário ir além da decodificação de símbolos linguísticos, é preciso que haja a compreensão e apreensão da leitura.
Neste sentido, a compreensão acontece por meio de três níveis básicos, que se inter-relacionam podendo se privilegiar um do outro. Isso acontece devido à expectativa, necessidade e interesse do leitor pelo objeto lido em função das condições e produções do contexto inserido. São eles:
Canal Sensorial
Está ligada a visão, ao tato, a audição e ao olfato, podem também estarem ligados aos aspectos lúdicos como: o jogo de cores, imagens sons, cheiros e dos gostos que incita o prazer, a busca que pode agradar ou trazer rejeições aos sentidos.
A leitura sensorial vai mostrando ao leitor o que lhe agrada ou não, mesmo sem as justificativas.
Emocional
Como o nome já remete, liga-se ao emocional e lida com o subjetivismo, o leitor passa a ser envolvido pelo seu inconsciente.
Na leitura emocional emerge a empatia, ou seja, se colocar do outro lado e não pensar mais no que se sente ao ler e sim o que o texto provoca no leitor.
Quando uma criança ler ou ouvi um texto ela sente a curiosidade, é essa curiosidade que a motiva a ler cada vez mais, o fato do desconhecido passar a ser conhecido e assim, passando para o lado da empatia até mesmo de modo exagerado pois, a criança consegue captar as emoções mais profundamente que um adulto.
Racional
A leitura racional relaciona-se com as leituras sensoriais e emocionais fazendo-se estabelecer uma ligação entre o leitor e o texto, trazendo uma reflexão e reordenação do mundo objetivo, possibilitando a própria individualidade como o universo das relações sociais.
A leitura racional é uma leitura intelectual, pois, permite o questionamento das informações na qual permite uma ampliação de conhecimentos. Ela também tende a ter uma visão mais longe.
A visão racional transforma um novo conhecimento ou em novas possibilidades acerca do texto lido.
Para que sua turminha de alfabetização possa alcançar os primeiros passos e atingir o verdadeiro objetivo do letramento, a leitura de história e de bons textos deve fazer parte da rotina diária dos alunos.
Para tal deve-se:
- Planejar a leitura – o texto deve ser bem escolhido e a leitura, estudada.
- Repetir a leitura das mesmas histórias e deixar que completem os trechos.
- Ler de diferentes formas cada texto.
- Permitir interação durante ou após a leitura.
- Pedir para reproduzirem a história lida.
- Possibilitar o acesso a material de leitura significativo e interessante. Exemplo: comentar os livros que leu e achou interessante, e pedir aos alunos que também o façam.
- Colocar o material de leitura ao alcance dos alunos.
- Trabalhar com textos que possibilitem a memorização, organizar coletâneas com eles e incentivá-los a contar a história sem lê-la.
- Levar embalagens vazias, folhetos, catálogo etc. para a sala de aula.
- Criar situações em que a leitura seja necessária.
- Ler e escrever com finalidades reais.
Ao criar uma rotina voltada à leitura, você estará possibilitando aos seus alunos um desenvolvimento pessoal e intelectual, pois ler aprimora suas habilidades de comunicação e abre um leque de possibilidades e reconhecimento do outro, essas são competências que serão muito importantes para o seu crescimento e para a manutenção de todas as relações constituídas ao longo de sua vida.
Por fim lembre-se que nós professores podemos fazer a diferença na vida de nossos alunos!
Deixe nos comentários dúvidas e/ou sugestões sobre o assunto. E para receber novos artigos e materiais sobre o ensino na educação infantil cadastre seu e-mail.