Tempo de leitura: 5 minutos
Você conhece e usa atividades perceptivo-motoras?
Quem convive com criança sabe que suas percepções são bastante pontuais, que tudo ao seu redor é transformado em estímulo, estes podem ser positivos ou negativos.
Neste caso a escola deve ser o ambiente propício para um desenvolvimento infantil saudável e eficaz. Neste outro texto eu já abordei da importância dos jogos e brincadeiras em sala de aula.
A conduta perceptivo-motora são todas as atividades mentais que medem as sensações e o pensamento, que por sua vez reconhece estímulos e os integram (visão, audição, olfato, paladar e tato).
Por isso a importância da interação sujeito-objeto no dia a dia escolar, principalmente no universo da educação infantil, onde a criança estará o tempo todo aprendendo através das experiências sensoriomotoras e da maturação orgânica.
São condutas ligadas entre a consciência e a memória que se distinguem como base para o desenvolvimento no desenvolvimento intelectual de seu aluno.
Neste sentido surge como base as seguintes ações: organização espacial; Organização temporal; Estruturação espaço temporal; Percepção tátil, visual, auditiva, olfativa e gustativa; Simbolização; Coordenação visomotora e dinâmica manual.
Eu dividir este assunto em duas partes para melhor leitura. Neste primeiro post, vou falar de algumas das ações elencadas acimas e apresentar sugestões de atividades que podem ser desenvolvidas em sala de aula.
Organização espacial:
É a capacidade de situar-se e orientar-se, localizar outros objetos em determinado espaço, adquirindo noção de direção , de distância, e utilizando os opostos de maneira funcional.
Exemplos de atividades:
1-Atividade
Desenhar a sala de aula de acordo com a posição dos objetos em relação a criança (nessa atividade a professora terá que orientar a observar o meio, identificando as posições dos objetos de acordo com a posição em que ela se encontra.
Para a atividade ficar ainda mais interessante coloque as carteiras das crianças em diferentes posições, para depois fazer comparações entre os objetos. Outa dica é identificar na própria folha FRENTE E TRÁS. A atividade deve ser feita preferencialmente com a folha na horizontal.
Neste meu outro texto eu abordo mais a importância do movimento na educação infantil.
2- Atividade
Marcar o braço das crianças com algo que diferencie direita e esquerda (primeiro explique a relação de direito e esquerdo e que irá depender da posição em que ocupamos no espaço.
Em seguida comece uma brincadeira: em dupla a criança irá ficar uma em frente a outra, o professor dará os comando: “levantar o braço esquerdo, coçar o nariz com a mão direita… crie seus próprios comandos) lembrem-se de fazer a relação com o que ocorre com o nosso reflexo no espelho.
Quem for perdendo vai sentando e os vencedores vão se enfrentando, até que reste apenas uma criança vencedora (se possível preparar um prémio para o vencedor)
3- Atividade
Caça-tesouro: nesta brincadeira você irá esconder algum prêmio (pode ser algo relacionado ao que está sendo trabalhado em outras aulas) e irá fazer uma trilha apena com setas indicando a direção que as crianças devem seguir (direita, esquerda e frente).
Organização temporal:
É a percepção de fenômenos sucessivos, constituindo a representação mental de passado e futuro. Incluindo a noção mental de passado e futuro (antes, depois, agora), de período (hora, dias, mês, ano), de duração (lento, rápido…).
Exemplos de atividades:
1- Atividade
Conte histórias em seguida peça para as crianças desenharem a sucessão de fatos (para isso é necessário criar um quadro temporal), outra possibilidade é contar a história e em seguida pedir para a criança recortar e colar os desenhos de acordo com a ordem do ocorrido.
Se você quiser saber mais sobre contação de história confira este meu outro texto.
Outra atividade muito boa com contação de historia é as crianças observarem sucessões de acontecimentos, exemplo: o desenho de um saco de pipoca, o milho ainda no pé, depois os grãos no saco para os alunos colocarem na ordem em que acontece o processo, pode ser com pão, bolo, brinquedo…
2- Atividade
Aniversariantes: em folha de papel 40kg, faça a representação de uma calendário, nesta atividade não precisa colocar os dias da semana, apenas a ordem dos meses, nome e número que o representa, em fichas coloque nome da criança e o dia e mês que a mesma completa ano (inclua seu nome e de sua auxilar, caso tenha, é importante vocês fazerem parte das atividade), após completar todo o calendário com os nomes das crianças, faça a comparação de quem já completou ano, de quem ainda irá completar, se tem alguém que irá completar ano no mês que a atividade está sendo realizada, quem é mais velho da turma, porque é mais velho, quantidade de tempo de um aniversariante para outro…
Considerações finais:
Bem, espero que você apliquem as atividades em sua sala de aula, além de serem bastante divertidas, com certeza ajudara no desenvolvimento de sua turminha.
Lembrem-se o aprender com prazer e alegria gera mais fruto e se torna muito mais significativo!
Você gostou do texto? Se sim, confira meu ebook Ciclo Virtuoso Para Domínio da Sala de aula, nele você encontrará um conteúdo estruturado em um método com base em minhas experiências na sala de aula. Com certeza lhe acrescentará bastante no seu dia a dia como educadora.
Por fim, você ficou com dúvidas? Gostaria de compartilhar alguma de suas experiências? Use os comentários abaixo para continuarmos a conversa ou envie um e-mail para contato@educacaoinfantilnapratica.com