Tempo de leitura: menos de 1 minuto
Se existe uma profissão complicada no início da carreira é a de professor, sim é uma profissão linda que quando exercida da maneira correta traz muita satisfação ao profissional, porém todo começo de carreira é complicado, e sendo esse o de professor de educação infantil, nossa! Tudo fica mais difícil, pois não é só lidar com seu público, é saber o que ensinar e como ensinar, é ter o respeito e o amor, é lidar com a insegurança sempre demonstrando confiança, sendo assim essas 10 ações são imprescindíveis para um começo com o pé direito.
1 Ter segurança e acreditar no seu potencial profissional
É normal sentirmos medo daquilo que não conhecemos, é claro que no seu primeiro dia de trabalho você pode até sentir um frio na barriga, mas não deixe que isto lhe perturbe, tornando-se visível aos olhos dos pais, coordenação escolar e principalmente para seus novos alunos. A forma como você se porta dentro da sala de aula será levada em consideração pelos seus alunos, e você pode até achar que não, mas crianças pequenas testam nossos limites e reconhecem nossas fragilidades e inseguranças, por isso, ainda que o nervosismo esteja presente, procure sempre demonstrar segurança para todos.
2 Demonstrar respeitabilidade através da sua aparência
Assim como em tantas outras profissões que exigem uma boa aparência no ambiente de trabalho, a de professor não é diferente, cabe ao profissional saber qual imagem pretende passar aos seus alunos e pais de alunos, não estamos falando que o professor tem que está com roupas chiques ou caras, mas ter em mente que lida com um determinado público e que muitas vezes a aparência acaba contando na confiabilidade do profissional.
3 Relacionar-se adequadamente com seus alunos
Sendo o professor uma figura de autoridade, sim ele pode chamar a atenção das crianças, porém é necessário dosar a forma como essa correção é feita.
Cuidado com o tom da voz, falar com voz alta pode muitas vezes assustar e afastar a criança de você, expor os limites de seu aluno em público não é algo que possa ajudar no desenvolvimento do mesmo, pelo contrário pode constrange-lo ainda mais e inibir possíveis progressos em seu desenvolvimento.
4 Demonstrar firmeza
Ser firme é diferente de ser autoritária, ter um bom relacionamento com seus alunos é o que há de mais importante para um desenvolvimento eficaz. Por tanto de forma alguma trate suas crianças de forma agressiva, não é que elas vão poder fazer tudo o que quiserem, mas existe maneiras mais eficazes de se lidar com situações indesejadas: conversando olho no olho, sem intimidação e sim com firmeza, preste bastante atenção ao na forma como você fala, lembre-se que estamos lidado com o filho dos outros, trate seu aluno como você gostaria que o professor de seu filho o trate.
Para facilitar é sempre bom criar regras e combinados da sala.
5 Caprichar nos elogios
Assim como todas as pessoas crianças gostam e precisam ouvir elogios, quem não gosta de ser elogiado depois desse esforçar em determinada ação? Pois é todos adoram ouvir elogios, muitas vezes na correria do dia a dia o professor acaba esquecendo de elogiar seus alunos individualmente ou até mesmo a turma por completo, exercite este hábito e você irá perceber mudanças significativas no comportamento das crianças.
6 Palavra-chave: paciência
Seu principal instrumento de trabalho será esse; paciência. As crianças são sujeitos individuais tem suas próprias características e se diferem umas das outras, nós profissionais da educação não devemos demonstrar impaciência com tais peculiaridade, lembre-se cada pessoa tem seu tempo de aprendizagem um bom professor precisa encontrar as melhores estratégias para o desenvolvimento de sua turma, mas precisa também ter em mente que nem sempre todos irão compreender de primeira, sendo assim, é extremamente necessário o exercício da paciência juntamente com o da repetição.
7 Ser aberto ao diálogo
Entender que não é detentor do saber absoluto tornará você um profissional diferenciado, estimule seus alunos a expressarem suas ideias e opiniões, ouça-os sempre que eles desejarem algo, tente negociar sempre que necessário, o importante mesmo é que as crianças tenham também na escola espaço para se posicionar e criar assim pensamento crítico de seus aluno.
8 Se autopromover
Lembre-se você é seu maior marqueteiro, sendo assim não meça esforços em divulgar seu trabalho, tente fazer de suas aulas inesquecíveis, hoje em dia tem muitas formas de expor seu trabalho, converse com a direção da sua escola para aderir a grupos de whatsApp, instagran, entres outros.
9 Planejar suas aulas
Não existe aula sem planejamento, iniciar uma aula despreparado é algo injustificável.
Um bom professor planeja suas aulas com antecedência, pois precisa ter um objetivo a atingir, é claro que se algo der errado, é necessário que se tenho a capacidade de improvisação, porém sempre em mente as metas a serem atingidas naquela aula.
Planejar-se é diminuir a ocorrência de erros, é ter as melhores alternativas para o desenvolvimento de seus alunos.
10 Atualizar-se profissionalmente
O conhecimento não é fixo, ele está em constante mudança, principalmente na área de humanas, sempre uma novidade, no mundo da educação sempre novos métodos de ensino são descobertos ou melhor avaliados, por isso ainda que você tenha acabado de terminar a graduação, é importante se atualizar, achar que já aprendeu tudo o que já tinha de aprender é a mentalidade de um professor que está fadado ao fracasso.
Não estou dizendo aqui que você só será um bom professor se tiver especialização, mestrado e doutorado, não! Não é bem assim, se especializar em algo é sempre bom, mas a internet está cheia de informações preciosíssimas que sabendo lapidá-las pode te trazer mudanças significativas no teu dia a dia escolar. Cursos em conta, ebooks, vídeos gratuitos, um artigo atualizado sobre determinado tema, tudo isso muitas vezes de forma gratuita.
Deixe nos comentários dúvidas e/ou sugestões sobre o assunto. E para receber novos artigos e materiais sobre o ensino na educação infantil cadastre seu e-mail.