Tempo de leitura: 5 minutos
No post passado eu introduzir o assunto sobre as atividades perceptivo-motoras, clique aqui, se você ainda não viu ou quiser relembrar.
Eu falei que elas surgem com base nas seguintes ações: organização espacial; Organização temporal; Estruturação espaço temporal; Percepção tátil, visual, auditiva, olfativa e gustativa; Simbolização;Coordenação visomotora e dinâmica manual.
Hoje eu vou continuar a falar das ações restantes descritas acima, assim como sugerir diversas atividades para serem utilizadas em sala de aula.
Estruturação espaço temporal:
Capacidade de avaliar relação tempo-espaço, integrando-a, real ou convencionalmente à grandeza espacial.
Exemplos de atividades
Atividade 1:
Para desenvolver essa habilidade a criança precisará se movimentar bastante, primeiro realizando atividades com amplitude como é o caso das brincadeiras e dinâmica, como: obedecer a comandos, de ocupar espaços limitados, corrida contra o tempo, exemplos de atividades: coelho fora da toca (desenhe no chão a quantidade de círculos de acordo coma quantidade de aluno, deixando sobrar uma criança sem círculo, quando a professora der o comando “coelho fora da toca” todos devem sair e procurar uma nova toca, quem estava sem toca nesse momento terá a oportunidade de entrar em alguma toca).
Se você quiser saber mais sobre a importância do brincar para seus alunos, confira este outro artigo. Clique aqui!
Atividade 2:
Dentro e fora : desenhe no chão um quadrado, o tamanho deverá ser de acordo com a quantidade de criança, ao seu comando as crianças irão entrar ou sair do quadrado, perde quem se atrapalhar e não seguir o comando.
Atividade 3:
Derruba e levanta cone: separe a turma em duas equipes, uma equipe ficará responsável em levantar os cones, enquanto a outra em derrubar os cones, para a brincadeira ficar mais organizada pode ir um de cada equipe, assim o professor poderá fazer várias rodadas.
É trabalhando com amplitude que a criança começará a ter noção da relação de espaço, inclusive nas linhas do caderno, tamanho de letra e direção das letras e números.
Percepção tátil, visual, auditiva, olfativa e gustativa:
Consiste na captação e discriminação de diferentes estímulos por vias sensoriais.
Exemplos de atividades
Atividade 1:
Tátil: crie trilhas e/ou painéis de sensações (utilize o máximo de materiais possíveis para as crianças poderem ter contato com diferentes texturas e com isso aumentar suas percepções.
Atividade 2:
Visual: estimule a memória visual (retire um aluno da sala em seguida troque várias coisas e outros alunos de lugar, a criança que estava fora deverá encontrar os erros);
Outra atividade seria fazer na cartolina uma sequência de formas geométricas de cores variadas, peça para as crianças observarem durante um tempo, em seguida retire a cartolina da parede e dê a cada criança uma folha A4 com a mesma sequência, porém elas terão que pintar cada figura com a cor correspondente, antes converse com elas e peça para cada um fazer o seu sem precisar olhar pelo do colega
Atividade 3:
Auditiva: grave em seu celular a voz de diferentes pessoas que trabalham na escola e que tenham contato com as crianças (pode ser falando algo interessante, desejando um bom dia/boa tarde) faça uma roda e mostre os áudios para elas descobrirem de quem é cada voz (caso queira fazer com crianças pequenas pode trocar as vozes por sons do cotidianos, ruídos, sons que os animais emitem…).
Atividade 4:
Olfato: coloque dentro de uma caixa algo que tenha um cheiro forte (pode ser queijo ralado) e algo com um cheiro mais suave (flores, sabonete etc.) cada criança terá que sentir e tentar descobrir o que está em cada caixa.
Atividade 5:
Paladar: vende os olhos de uma criança por vez, separe diferentes tipo de alimentos (doce, salgado, amargo, azedo) e peça cada uma irá provar um pouco de cada e falar sobre as diferentes sensações de sabores (sugiro que para crianças menos só seja trabalhado o doce e o salgado)
Simbolização:
Uso de gestos: desenhos, sinais e elementos gráficos para representar ideias.
Exemplos de atividades:
Atividade 1:
Após a Contação de histórias peça sempre para a criança representar o que mais gostou na história ou atém mesmo os elementos da história.
Atividade 2:
Sempre que for cantar uma música tente associá-la a movimentos e gestos, assim como às expressões faciais.
Coordenação visomotora e dinâmica manual:
Capacidade de controlar pequenos músculos, para exercícios específicos, que requerem o controle simultâneo de mão e olhos.
Exemplos de atividades:
Atividade 1:
Dobradura é uma ótima forma de exercitar essas habilidade, faça junto às crianças etapa por etapa, estimule o fazer sozinhos, evite fazer no lugar da criança, elas irão conseguir (claro que de acordo com o nível da turma);
Atividade 2:
Pintura dentro da margem, estimule bastante o movimento firme e cuidadoso;
Atividade 3:
Trabalhos artísticos que envolvam: amassadura, raspagem, perfuração, recorte, colagem, picotagem, modelagem, pintura, contorno, desenho, grafismo, calcadura etc.
Lembrem-se o aprender com prazer e alegria gera mais fruto e se torna muito mais significativo!
Você gostou do texto? Se sim, confira meu ebook Ciclo Virtuoso Para Domínio da Sala de aula, nele você encontrará um conteúdo estruturado em um método com base em minhas experiências na sala de aula. Com certeza lhe acrescentará bastante no seu dia a dia como educadora.
Por fim, você ficou com dúvidas? Gostaria de compartilhar alguma de suas experiências? Use os comentários abaixo para continuarmos a conversa ou envie um e-mail para contato@educacaoinfantilnapratica.com