Como realizar avaliação na educação infantil?

Tempo de leitura: 4 minutos

Olá, seguindo o objetivo principal do blog, hoje gostaria de compartilhar minhas experiências com o processo de avaliação na educação infantil.

No que diz respeito a avaliação na educação infantil, é importante salientar que deve ocorrer através de um acompanhamento longitudinal do processo do aluno, ou seja, comparar a criança consigo mesma, não com outras crianças.

[su_note note_color="#ffbc66" text_color="#1a1717"] Baixe agora Gratuitamente o ebook Sala de Aula Sem Neuras! 10 ações transformadoras para serem adotadas por professores da educação infantil. Clique Aqui![/su_note]

Destacando que é fundamental o redirecionamento da aprendizagem de acordo com as observações das hipóteses que as crianças fazem da leitura, escrita e os diversos conhecimentos adquiridos ao decorrer do ano.

Só assim a aprendizagem será tomada como objeto de reflexão, se tornando algo significativo para o professor e aluno, caso contrário, cria-se uma mecanização que não leva em consideração o processo de construção individual do aluno.

Desta forma fica clara a importância de uma avaliação formativa que, segundo os RCN’s (1998), trata-se de uma avaliação contínua e sistemática do desempenho nos processos de aprendizagem vivenciados pela criança, para orientar a prática pedagógica e permitir seu avanço no processo de ensino aprendizagem.

Neste outro texto eu já abordei alguns aspectos da questão da avaliação. Clique aqui!

O docente deve acompanhar o desenvolvimento do aluno, sempre atento as suas individualidade.

Ao iniciar o ano letivo é importante que o professor tome nota dos pontos mais importantes de dificuldade ou desenvolvimento das crianças de forma individual, pesquise qual a base que a criança deve ter estando naquela turma e faça atividades de observação, para guarda-las e acompanhar o desenvolvimento de cada aluno.

Claro que sem atribuir caráter de avaliação formal, isso estaria antecipando exigências do ensino fundamental.

[su_note note_color="#ffbc66" text_color="#1a1717"]Conheça agora um método para dominar a sala de aula, ter um melhor controle emocional e ser uma professora de educação infantil de sucesso! Clique Aqui![/su_note]

Principais indicadores de avaliação:

Observe os seguintes indicadores para a observação do desenvolvimento da linguagem (lembre-se que irão de acordo com o nível da sua turma de educação infantil):

– Identificação de desenho e escrita como forma de representação;

– Reconhecimento das letras do alfabeto, associando a forma gráfica de cada qual ao som que representa;

– Manuseio adequado de livros de história;

– Capacidade de fazer leitura incidental (nomes de produtos comerciais, letras de músicas etc.;

– Realização de pseudoleitura (ou da leitura a depender da turma)

– Leitura de imagens;

– Compreensão da natureza e função de letras e sons;

– Registros de fatos, informações ou histórias por meio de desenhos e/ou palavras;

– Identificação da função social da escrita na sociedade;

– Tentativas de escrita: nome de familiares, colegas, objetos, professor e do seu próprio; de histórias ouvidas ou inventadas. (lembre-se de observar o nível que a criança está);

– Noção de rima;

– Desenvolvimento da habilidade de analisar a palavra em partes, tais como:

-Reconhecimento das letras que compõem as palavras;

-Reconhecimento dos números de sílabas das palavras;

-Identificação de diferentes sílabas.

O último item é índice de conhecimento linguístico necessário para a leitura, deverá ser analisado em turmas mais avançadas.

Observações finais!

Obviamente que existem muitos outros indicadores que podem ser levados em consideração, porem esses são os mais básicos, no que diz respeito ao desenvolvimento e ampliação da língua oral e escrita, considerados evidenciadores da apropriação da escrita.

Na área da matemática o aluno deve reconhecer a representação gráfica dos números que já foram estudados e associa-los às quantidades correspondentes, assimilando situações problemas e desenvolvendo raciocínios logico.

Natureza e sociedade a criança deve se reconhecer como parte do todo, desenvolver noção de singularidade, sem esquecer da pluralidade de seus pares.

Na área artística o estímulos da criatividades e as tomadas de decisão devem ser o principal ponto de avaliação, assim como o manuseio de instrumentos artíticos.

Faça a diferença para sua sala de aula, observe a criança como sujeito em processo de construção, não desanime com as diferenças de níveis entre sua turma, faça a diferença na vida de cada uma delas.

Se você se interessou no tema gostaria de informa que eu elaborei um modelo de avaliação para serem aplicados a alunos no final do jardim II e/ou ínicio do fundamental 1.

Ele em breve será enviado como bônus aos compradores do meu ebook Ciclo Virtuoso Para Domínio da Sala de Aula.

Você ficou com dúvidas? Gostaria de compartilhar alguma de suas experiências? Use os comentários abaixo para continuarmos a conversa ou envie um e-mail para contato@educacaoinfantilnapratica.com

Referência:

BRASIL. Ministério da Educação e Desporto. Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil: introdução. Brasília, v.1, 1998.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *