Como trabalho datas comemorativas- Atividades para Páscoa

Tempo de leitura: 7 minutos

Neste texto eu vou aborda como trabalho datas comemorativas na sala de aula e da algumas sugestões de atividades de páscoa para educação infantil e fundamental I.

Atualmente há uma tendência forte em redirecionar o olhar infantil para datas comemorativas, proporcionando às crianças a possibilidade de enxergar para além do apelo comercial.

[su_note note_color="#ffbc66" text_color="#1a1717"] Baixe agora Gratuitamente o ebook Sala de Aula Sem Neuras! 10 ações transformadoras para serem adotadas por professores da educação infantil. Clique Aqui![/su_note]

A páscoa é uma delas, a escola enquanto instituição de aprendizagem tem por obrigação desenvolver projetos que fortaleça o real significado desta data.

Porém quando se diz real significado é importante reconhecer no outro sua individualidade, lembrando que a liberdade religiosa deve ser respeitada, assim como os diferentes pontos de vista de diferentes religiões.

Levar em consideração o olhar do outro não só é sinal de respeito, como fortalece laços entre professor e família.

Faça  um trabalho de observação, identificando se em sua sala de aula há famílias que tenham crenças diferentes das comuns ao período da páscoa, caso seja constatado que há diferentes pontos de vista aproveite a ida da mãe (ou outro responsável) à escola ou se tiver o contato da mesma fale pelo telefone (whatsApp, caso tenha essa facilidade), pergunte os pontos principais, e formule os principais aspectos que possam ser passados para as demais crianças.

Durante a semana formule histórias que leve em consideração os diferentes pontos de vista.

Organize rodas de histórias e peça para os alunos expor o que acham sobre a comemoração, valorize todas as informações, faça menção aos pontos que você descobriu e indique a abordagem que você irá trabalhar.

Escolha técnicas diferenciadas que chamem a atenção das crianças. Se você quiser saber mais sobre o processo de contação de história confira este meu outro texto. Clique Aqui!

[su_note note_color="#ffbc66" text_color="#1a1717"]Conheça agora um método para dominar a sala de aula, ter um melhor controle emocional e ser uma professora de educação infantil de sucesso! Clique Aqui![/su_note]

Destaco que a aula pode ser voltada para a crença da maioria, mas que em hipótese alguma devemos deixar de ressaltar no caso de haver alguma criança que tenha direcionamento religioso diferente aos dos demais.

Um material bom e barato são os fantoches feitos com palito de churrasco, eles fazem muita diferença na hora da contação de história.

Veja agora uma estrutura para a contação de história sobre a páscoa.

Contação de Historia para páscoa

ERA UMA VEZ UMA HOMEM MUITO BOM, QUE GOSTAVA MUITO DE CONVERSAR ENTRE TODAS OS TIPOS DE PESSOAS, PARA ELE NÃO HAVIA DIFERENÇA ENTRE RICOS E POBRES, MULHERES OU HOMENS…

ELE TAMBÉM ERA MUITO QUERIDO ENTRE AS CRIANÇAS E SEMPRE GOSTAVA DE CONTAR SUAS HISTÓRIAS PARA ELAS…

PORÉM MESMO ELE SENDO ALGUÉM TÃO BOM EXISTIAM ALGUMAS PESSOAS QUE NÃO QUERIA QUE ELE CONTINUASSE AJUDANDO A QUEM PRECISAVA, COM SEUS CONSELHOS E MILAGRES…

MAS MESMO ASSIM ELE CONTINUAVA AJUDANDO A TODOS E NÃO SAIA DE PERTO DO SEU POVO, POIS ELE SABIA QUE TINHA VINDO AO MUNDO PARA ENSINAR E CUIDAR DE SEUS IRMÃOS.

DEUS HAVIA DADO UMA GRANDE MISSÃO PARA SEU FILHO AMADO, JESUS E ESSE DIA ESTAVA FICANDO CADA VEZ MAIS PRÓXIMO.

CERTA VEZ JESUS ESTAVA COM OS SEUS DISCÍPULOS, EM MEIO A ELES HAVIA UM FALSO AMIGO, “ALGUÉM SABE COMO ESSE AMIGO SE CHAMAVA?”

O NOME DELE ERA JUDAS, E POR DINHEIRO ELE RESOLVEU ENTREGAR JESUS ÀS PESSOAS QUE O QUERIA PRESO, E FOI APÓS A CEIA QUE JUDAS DEU UM BEIJO NA FACE (BOCHECHA) DE JESUS, MAS COMO JESUS CONHECIA TODOS OS CORAÇÕES SABIA O QUE AQUELE BEIJO SIGNIFICAVA E FICOU TRISTE PELO QUE O AMIGO HAVIA FEITO.

NÃO DEMOROU PARA OS SOLDADOS RECONHECEREM JESUS E O PRENDEREM

JESUS FOI PRESO E NINGUÉM O AJUDOU, COMO NAQUELE PERÍODO ESTAVAM COMEMORANDO A PÁSCOA, PILATOS DEU AO POVO O PODER DE DECIDIR ENTRE JESUS E BARRABAS, LAVOU AS MÃOS E AGORA A VIDA DE JESUS ESTAVA NAS MÃOS DAS PESSOAS “E ENTÃO O QUE VOCÊS ACHAM QUE AS PESSOAS DECIDIRAM?”

QUANDO JULGADO TODOS PREFERIRAM BARRABAS, QUE ERA UM LADRÃO. OS SOLDADOS ERAM MUITO MALVADOS E FIZERAM COISAS MUITO RUINS COM JESUS, O COROARAM COM UMA COROA DE ESPINHO, IGUAL A ESTA:

“VOCÊS ACHAM QUE ISSO O MACHUCOU?”, SIM, A COROA O MACHUCOU E TODAS AS OUTRAS COISAS QUE O FIZERAM PASSAR, JESUS SOFREU MUITO E AINDA O FIZERAM CAMINHAR COM UMA CRUZ ATÉ O ALTO DO CALVÁRIO.

OS AMIGOS DE JESUS O ACOMPANHARAM E SOFRERAM MUITO, MAS NÃO PODIAM AJUDAR.

FOI NA SEXTA-FEIRA QUE JESUS FOI CRUCIFICADO NO MEIO DE DOIS LADRÕES, UM NÃO ACREDITAVA EM SEU PODER E ZOMBAVA, POIS DIZIA QUE SE ELE FOSSE REALMENTE FILHO DE DEUS ELE DESCERIA DAQUELA CRUZ, JÁ OUTROS PERCEBENDO QUEM ERA JESUS DE VERDADE, PEDIU PERDÃO POR SEUS PECADOS E JESUS O PERDOOU.

FOI ENTÃO QUE JESUS CUMPRIU SUA MISSÃO NA TERRA, DEU-SE COMO CORDEIRO, PARA SALVAR NOSSAS VIDAS E PARA NOSSOS PECADOS SEREM PERDOADOS.

NO TERCEIRO ELE RESSUSCITOU, A PÁSCOA É O SÍMBOLO DA VITÓRIA EM QUE JESUS VENCEU A MORTE.

E É POR ISSO QUE NO DOMINGO DE PÁSCOA CELEBRAMOS COM ALEGRIA A RESSURREIÇÃO DE CRISTO.

“AGORA EU QUERO SABER, DEPOIS DE TUDO QUE VOCÊS APRENDERAM HOJE, QUEM É MAIS IMPORTANTE NA PÁSCOA, O COELHINHO OU O CORDEIRO?”

ISSO MESMO JESUS É O CORDEIRO DE DEUS, QUE SE SACRIFICOU POR NOSSOS PECADOS, QUE NOS AMOU TANTO QUE MORREU POR NÓS.

ENTÃO QUAL O VERDADEIRO SIGNIFICADO DA PÁSCOA?

OUÇA AS RESPOSTAS DAS CRIANÇAS.

Outras Atividades de Páscoa para Sala de Aula

Como já colocado acima, essa é uma adaptação feita de forma simples, das crenças cristãs (católica e de algumas igrejas protestantes), mas que não se estende a todos as religiões, por esse motivo é importante conhecer sua turma e identificar se há crianças com direcionamento religioso diferente do descrito aqui, não significa que o professor não possa contar a história como escrita acima, mas é importante fazer ressalvas, acrescentar informações, pois lembre-se o que queremos é uma sala de aula dinâmica e inclusiva em todos os aspectos.

E ainda para fortalecer o que foi ensinado, você pode confeccionar máscaras de cordeiro ou invés das tradicionais máscaras de coelhinhos ou entregar o chocolate com etiquetas lembrando do verdadeiro sentido da páscoa.

Claro que todas as decisões devem ser tomadas junto a coordenação da sua escola.

Conclusões

Por fim, um ponto importante, é não condenar o consumo de chocolate, mas enfatizar que este não é o principal motivo da páscoa, que o coelho não deve ser colocado como centro desta data.

Você também pode trabalhar os demais símbolos da páscoa, quanto mais informações melhores!

Exponha os símbolos e explique os seus significados.

Se você quiser as atividades de páscoa apresentadas em PDF clique aqui! Acrescentei ainda algumas extras! Utilize em sua sala de aula e depois me retorne com suas experiências.

Você gostou do texto? Se sim, confira meu ebook Ciclo Virtuoso Para Domínio da Sala de aula, nele você encontrará um conteúdo estruturado com base em minhas experiências na sala de aula. Com certeza lhe acrescentará bastante no seu dia a dia como educadora.

Por fim, você ficou com dúvidas? Gostaria de compartilhar alguma de suas experiências? Use os comentários abaixo para continuarmos a conversa ou envie um e-mail para contato@educacaoinfantilnapratica.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *