Educação psicomotora: a importância do movimento na educação infantil

Tempo de leitura: 4 minutos

Neste texto vou abordar a importância da educação psicomotora.

[su_note note_color="#ffbc66" text_color="#1a1717"] Baixe agora Gratuitamente o ebook Sala de Aula Sem Neuras! 10 ações transformadoras para serem adotadas por professores da educação infantil. Clique Aqui![/su_note]

É por meio do movimento que a criança canaliza os sentimentos, a forma como se expressa e desenvolve sua criatividade, é através da exploração do movimento que ela faz descobertas, aprendendo muito sobre si e sobre o meio em que vive.

Ao trabalhar o movimento dentro da educação infantil é importante entender que as mudanças ocorrem de formas diferentes, para toda e qualquer criança, cada um com seu tempo e ritmo.

É importante destacar que a educação psicomotora tem como objetivo desenvolver habilidades e pré-requisitos motores necessários na hora da aprendizagem, levando a criança a tomar consciência do próprio corpo e de sua lateralidade, situar-se no espaço e no tempo, adquirindo coordenação nos gestos e movimentos.

Sendo assim uma educação focada na psicomotricidade tende a assumir uma dupla finalidade:

  • Assegurar desenvolvimento funcional, considerando as possibilidades das crianças,
  • Ajudar na sua afetividade a expandir-se e equilibra-se através de trocas com o ambiente humano.

Desta forma podemos perceber o quão prejudicial é para o desenvolvimento da criança quando esses movimentos são podados ou o tempo todo controlados.

Neste texto eu falo da importância da brincadeira para edução infantil. Clique aqui!

Dicas de como exercitar dentro ou fora da sala de aula a relação movimento/aprendizagem:

Coordenação dinâmica global: possibilita a controlar os movimentos amplos com todo o corpo, usando materiais acessórios (bola, corda, bastões, arcos) ou não (andar, saltar, bater palmas, atirar, receber, correr).

[su_note note_color="#ffbc66" text_color="#1a1717"]Conheça agora um método para dominar a sala de aula, ter um melhor controle emocional e ser uma professora de educação infantil de sucesso! Clique Aqui![/su_note]

A brincadeira de coelho fora da toca é uma ótima dica, pois as crianças se movimentam de diferentes formas e ainda precisa exercitar a atenção para não ficar sem toca, é algo simples que não precisa de muitos materiais, apenas bambolês ou apenas giz para riscar os círculos no chão do pátio.

Postura e equilíbrio: refere-se a posição do corpo assim como á distribuição do peso e dos objetos em relação ao eixo do corpo e ao centro da gravidade, incluindo movimentos estáticos e dinâmicos.

Neste caso a brincadeira de estátua é uma ótima pedida, pois as crianças irão realizar os dois movimentos – estático (parado) e dinâmico (movimentando-se através da dança).

Além de possibilitar um momento de muita alegria e descontração em momentos livres. Outro ponto bem legal é que pode ser realizada dentro da própria sala de aula, com um som ou até mesmo as músicas serem cantadas pela professora.

Educação da respiração: corresponde ao ato de inspirar e expirar corretamente, aproveitando o máximo de oxigenação, bem como adaptando a respiração ao tipo de movimento executado.

Neste caso sempre após o intervalo (recreio) é bom fazer esse tipo de exercício respiratório, desta forma as crianças focam em um ponto de concentração, aliviando o momento de quebra da brincadeira e percebendo sua própria respiração.

Neste momento é interessante fazer uma meditação, de olhos fechados a professora conta histórias ou canta músicas mais lentas e relaxantes, uma boa ideia são as crianças poder deitar no chão.

Coordenação motora fina: capacidade de controlar pequenos músculos para exercícios específicos de encaixe, montagem e registros gráficos.

Se tem algo que funciona bem para o desenvolvimento da coordenação motora fina é a pintura, sempre dá certo, principalmente quando a própria criança decide encarar o desafio de pintar dento das margens, isso também requer uma atenção do próprio professor, em saber fazer críticas construtivas e demonstrar as possibilidades de fazer bonitas pinturas, é necessário sim, fazer com que a criança entenda que sempre pode melhorar.

Conclusão

Podemos concluir afirmando a importância da educação psicomotora. Colocando em prática em seu dia a dia essas relações de movimento você verá a melhoria da qualidade em sua sala de aula, comece sempre suas aulas com dinâmicas, músicas e muita dança, essas ações farão a diferença ao decorrer do dia, crianças mais leves e em harmonia.  

Por fim, caso você queira saber de mais jogos e brincadeiras para utilizar na sala de aula. Confira este meu outro texto. Clique aqui.

Você ficou com dúvidas? Gostaria de compartilhar alguma de suas experiências? Use os comentários abaixo para continuarmos a conversa ou envie um e-mail para contato@educacaoinfantilnapratica.com



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *