Como lidar com pais ausentes no ambiente escolar

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Vivemos uma geração de pais ausentes, em que os filhos são cuidados por babás, em escolas de educação infantil ou pelos avós. Mas nem sempre foi assim…

[su_note note_color="#ffbc66" text_color="#1a1717"] Baixe agora Gratuitamente o ebook Sala de Aula Sem Neuras! 10 ações transformadoras para serem adotadas por professores da educação infantil. Clique Aqui![/su_note]

O mundo mudou, as diretrizes do mesmo também. Antigamente as mulheres tinham a obrigação de cuidar da casa, dos filhos e do marido, porém com a revolução feminista, essas mães e donas de casa começaram a conquistar o mercado de trabalho e priorizar o mesmo.

Os pais eram responsáveis pelo sustento da família. E ainda hoje, apesar das transformações, o homem ainda resiste as mesmas, com poucas exceções.

Claro que para o universo feminino, todo o crescimento conquistado é positivo, propiciando a valorização das mulheres, que atualmente possuem voz ativa na sociedade. As mesmas nunca foram tão respeitadas e requisitadas em um mundo e espaço que eram exclusivos e liderados pelo público masculino.

Mas, isso não é bom? Em partes sim, porém muitas famílias começaram a se desestruturar com tais mudanças e consequentemente o sofrimento passou a impactar a vida dos filhos, ou seja, das crianças.

A dificuldade de lidar com multitarefas foi um dos problemas que essas organizações familiares encontraram, principalmente as mulheres, que além de terem que enfrentar obstáculos profissionais, tiveram que dar conta das suas obrigações pessoais e familiares.

O que se vislumbra nos tempos atuais, são crianças carentes e que procuram formas e meios de suprir a ausência de seus progenitores.

Como lidar com os pais ausentes no ambiente escolar é o foco principal desse texto. Portanto, se você é um profissional da educação fique atento as dicas propostas, pois no mundo educacional inúmeras problemáticas estão atreladas a esses fatos sociais recentes.

[su_note note_color="#ffbc66" text_color="#1a1717"]Conheça agora um método para dominar a sala de aula, ter um melhor controle emocional e ser uma professora de educação infantil de sucesso! Clique Aqui![/su_note]

Pais ausentes no ambiente escolar

O impacto que a falta de apoio familiar apresenta no ambiente escolar é gritante. Muitos objetivos não alcançados pelos alunos ocorrem devido ao distanciamento entre os filhos e seus responsáveis.

Não se pode deixar de lado que o crescimento e os sentimentos são formados através das relações interpessoais, principalmente entre pais e filhos.

O olhar observador do educador é o que vai fazer a diferença na superação desses problemas. Mas, como os mesmo se apresentam na sala de aula?

Diversas são as atitudes humanas motivadas por carências não reconhecidas. Podemos dizer que os alunos expõem seu mundo interno, através de atitudes que muitas vezes são mal compreendidas. Essas podem ser:

  • crianças rebeldes;
  • crianças com dificuldade de aprendizagem;
  • crianças com dificuldades de relacionamento;
  • crianças raivosas e agressivas;
  • tristeza.

Por esse motivo é importante a sensibilidade profissional e humana, a fim de identificar o que leva os alunos a agirem de tal modo dentro do ambiente de aprendizagem.

Algumas ações poderão ser determinantes para conquistar o apoio e a participação mais ativa dos pais nesse momento tão importante da vida de seus filhos.

Aprender com carinho e atenção de seus familiares, faz muita diferença na maturação humana e no resultado da aprendizagem.

Oportunizando a participação dos pais na escola

Não se pode mudar a vida das crianças dentro de casa, mas pode-se incentivar os pais a serem mais ativos no ambiente escolar. Não importa o meio em que os mesmos vivem, sendo que sempre é possível ajudar e fortalecer os vínculos.

Os professores deverão ser francos e honestos com os responsáveis por seus alunos, isto é, expor aos mesmos a importância de participarem e se interessarem mais pela aprendizagem de seus filhos.

Há situações que os pais colocam a responsabilidade total na organização de ensino, e não são poucas as vezes que isso ocorre.

Portanto, a proposta do profissional e sua postura diante desses pais, será determinante para o resultado de seu trabalho no ensino.

Exemplos de atividades

  1. O professor poderá propor atividades que os pais devem auxiliar seus filhos, tais como leitura de livros, entrevistas, questionários sobre o passado da sociedade…O importante é fazer com que essas crianças possam conversas em casa e discutir com a família algum assunto.
  2. Uma vez no mês, a escola poderá realizar atividades no final de semana que proponha a brincadeira entre pais e filhos.
  3. Palestras oferecidas a respeito do crescimento infantil e suas problemáticas, com profissionais capacitados, serão ótimas oportunidades para despertar o interesse da comunidade escolar diante das vivencias infantis.
  4. Apresentações de talentos na escola com a participação dos pais podem conquistar os mesmos, pois são raros os momentos que esses progenitores possuem para poder mostrar a seus filhos do que são capazes.
  5. Trabalhar as profissões e convidar os pais para entrevistas na escola é uma possibilidade de unir as famílias.

O comprometimento e a vontade de fazer a diferença é o que motiva os educadores a buscarem propostas que unam pais e filhos.

Lidar com os pais ausentes no ambiente de ensino não é tarefa fácil, mas é possível mudar esse quadro e transforma-lo.

Conscientização é o que irá fazer a diferença, tanto para os professores que devem estar cientes do seu papel, como dos pais que necessitam reconhecer suas responsabilidades familiares.

Você ficou com dúvidas? Gostaria de compartilhar alguma de suas experiências? Use os comentários abaixo para continuarmos a conversa.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *