Pseudo-leitura: importância para a introdução do hábito da leitura

Tempo de leitura: 3 minutos

Você sabe o que é pseudo-leitura?

Quem nunca viu uma criança relatando determinada história só pelas grafias e expressões dos personagens?

[su_note note_color="#ffbc66" text_color="#1a1717"] Baixe agora Gratuitamente o ebook Sala de Aula Sem Neuras! 10 ações transformadoras para serem adotadas por professores da educação infantil. Clique Aqui![/su_note]

Desde muito novos as crianças tendem a reconhecer a função social do texto, desenvolvem relações com a leitura através, principalmente de imagens.

Essa relação é chamada de pseudo-leitura, esta quando introduzida de forma lúdica, tende a desenvolver na criança o hábito da leitura.

Na educação infantil é comum ver professores preocupados mais com a integridade física do livro do que em apresentar aos seus alunos o mundo da leitura, é claro que antes de distribuir os livros é importante apresenta-las a forma correta de manuseio e cuidados devidos com os livrinhos (não espere que todos sigam esses cuidados, porém não podemos isentar  da educação infantil o estimulo à leitura, pois é só com o hábito que será possível o aprendizado.

Como utilizar a pseudo-leitura na sala de aula!

Antes das crianças começarem a manusear os livrinhos, é importante conversar sobre o quanto é importante termos cuidado com aquele objeto, pois quando cuidado com carinho ele pode durar por muitos anos, neste caso recomendo levar um livro com aparência antiga, mas que esteja bem conservado, pergunte a eles como acham que aquele livro durou tanto tempo…

Em seguida através de imagens conte às crianças (finja que é o livro que está falando com eles) alguns dos cuidados que seus donos tomaram para ele, mesmo sendo tão velhinho, continuar bem cuidado.

Após esse momento, distribua imagens com ações que preservam os livros e ações que irão danificá-lo.

Exemplos de atividades!

Divida a cartolina ou papel 40kg, um com o sinal de positivo (polegar apontado para cima) e outro com o sinal de negativo (polegar apontado para baixo), neste momento escolha uma criança para iniciar a atividade, mostrando a imagem e identificando o espaço que irá colar a imagem e o porquê da escolha (faça isso com todos os alunos).

[su_note note_color="#ffbc66" text_color="#1a1717"]Conheça agora um método para dominar a sala de aula, ter um melhor controle emocional e ser uma professora de educação infantil de sucesso! Clique Aqui![/su_note]

Dando continuidade ao momento, distribua livros, para cada uma, neste primeiro momento, peça que elas sentem em suas cadeiras, para folhearem seus livros e em seguida escolha uma ou duas para falar sobre o que conseguiu identificar na história.

Em um próximo momento (no dia seguinte ou quando for viável para você) antes de entregar os livros relembre os principais pontos da aula anterior, dessa vez deixe as criança mais a vontade, formando roda (não esqueça que é importante que nesses primeiros momentos as crianças sejam supervisionadas, para que sempre que necessário serem relembradas sobre a importância dos bons cuidados com os livros).

Vá deixando-os mais a vontade à medida que notar que eles já fazem o manuseio do livro com os cuidados desejados.

Conclusão!

Mas lembre-se, que nem sempre irá funcionar com todos, que se trata de crianças devemos sim direcioná-las para ações corretas, mas que não podemos nos desestimular diante de adversidades, sempre que necessário relembre o que foi aprendido, se possível mantenha o cartaz da primeira aula exposto na parede da sala.

O importante é a criança desenvolver autonomia e o hábito da leitura desde a educação infantil.

Se você quiser mais materiais sobre o processo de letramento e alfabetização confira esses meus dois outros textos. Nesse eu falo sobre minha experiências utilizando o método fônico na sala de aula Clique aqui! Nesse outro eu dou dicas gerais e exemplos de atividades! Clique aqui!

Você gostou do texto? Se sim, confira meu ebook Ciclo Virtuoso Para Domínio da Sala de aula, nele você encontrará um conteúdo estruturado com base em minhas experiências na sala de aula. Com certeza lhe acrescentará bastante no seu dia a dia como educadora.

Por fim, você ficou com dúvidas? Gostaria de compartilhar alguma de suas experiências? Use os comentários abaixo para continuarmos a conversa ou envie um e-mail para contato@educacaoinfantilnapratica.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *